Tema e banca marcam ineditismo de pesquisa sobre diversidade racial e de gênero na comunicação do cooperativismo de crédito.

O trabalho de conclusão de curso “Comunicação e diversidade: a relação entre os valores cooperativistas e a prática organizacional” defendido em 9/10 pela graduanda Jéssica Suzana Magalhães Cardoso trouxe um tema pouco estudado no cooperativismo: a relação entre diversidade racial/gênero e o princípio do interesse pela comunidade na comunicação.  Além de trazer uma temática original, a banca foi formada por três doutoras negras, algo ainda incomum no  Brasil, embora os negros correspondam a 56% da população brasileira.

O TCC foi avaliado pelas professoras Alexandra Lima da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ), Geusa Pereira  (professora substituta do Instituto Federal Baiano-Serrinha) e orientado por Ivonete da Silva Lopes.  A pesquisa, resultado de duas bolsas PIBIC/CNPq , foi considerada de relevância social, acadêmica e destacada a qualidade do trabalho. A aluna foi aprovada com nota máxima.

Abaixo o resumo do trabalho:

RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso analisa como o sétimo princípio cooperativista – interesse pela comunidade – se manifesta em termos de diversidade racial e de gênero na comunicação organizacional do cooperativismo de crédito. Para tanto, observou-se a comunicação feita pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol). Foram estudadas as representações sobre negros e mulheres nos vídeos disponibilizados pelos dois sistemas de crédito nos respectivos canais no YouTube, entre abril e outubro de 2017. Na segunda parte da pesquisa foram examinadas as publicações realizadas em 2018 no Facebook pelo Sicoob, Cresol e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Os responsáveis pela comunicação dos três referidos sistemas e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) responderam ao questionário enviado pelo e-mail. As informações coletadas nas redes sociais e das entrevistas foram investigadas por meio do método da análise de conteúdo. Ao cruzar as informações dos setores de comunicação com as campanhas postada, a intenção foi verificar se houve valorização da diversidade nas campanhas de divulgação e, ao mesmo tempo, perceber coerência entre a concepção de diversidade adotada discursivamente pelos entrevistados e a sua manifestação nas peças de comunicação de cada cooperativa. Os resultados obtidos revelam que as cooperativas e o Sescoop compreendem a comunicação como um espaço que pode contribuir para a efetivação dos princípios do cooperativismo, entretanto não foi possível verificar a relação do sétimo princípio com a promoção da diversidade. O que se percebe é uma lacuna entre a teoria e a prática dos preceitos cooperativistas por parte dos sistemas estudados.