Projeto Cooperativismo em Movimento promove debate sobre diversidade em uma live que marca os 45 anos do curso de Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa.

O projeto de extensão “Cooperativismo em Movimento” realiza sua última live do ano nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, às 18h30, com o tema “Cooperativismo: diversidade um debate contemporâneo”. A atividade tem o propósito de promover uma reflexão sobre como a diversidade é abordada na formação dos discentes. A transmissão marca os 45 anos do curso de Cooperativismo da UFV e poderá ser acompanhada pela página do projeto no Facebook. Para discutir esse assunto tão importante, foram convidados os professores Nathália Cosmo, Luiz Ismael e Ivonete Lopes.

Para as coordenadoras do projeto, professoras Bianca Lima Costa e Ivonete da Silva Lopes, o debate sobre diversidade vem se ampliando e algumas organizações percebem o valor social e econômico de se adotar políticas de implementação da pluralidade no ambiente organizacional. Entre essas medidas, podem ser citadas a criação de diretorias da diversidade em grandes empresas, o desenvolvimento de programas de ações afirmativas para jovens negros no mercado de trabalho e de empoderamento das mulheres.

As professoras destacam que a formação acadêmica precisa se atentar a este novo contexto. Além disso, enfatizam que há uma exigência, conforme a Resolução 01/2004 do Conselho Nacional de Educação (CNE), de se ofertar conteúdos e/ou disciplinas que discutam relações étnico-raciais em todos os cursos de graduação.

Abaixo a apresentação dos convidados para o debate:

Nathália Cosmo
Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Doutora pelo Programa de Ingeniería para el Desarrollo Rural na Universidad de Santiago de Compostela (2017) com apoio da Capes na concessão de bolsas da categoria Doutorado Pleno no Exterior. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2009). É líder do Grupo de Pesquisa ResiliAgri. Tem interesse nos seguintes temas: Desenvolvimento, Meio Ambiente, Amazônia, Grupos Indígenas, Governança e Risco.

Luiz Ismael
Professor adjunto no Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa. Doutor e mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do GT CLACSO Crítica Jurídica y Conflictos Sociopolíticos. Líder do Grupo de Pesquisa Direito e Políticas na América Latina. Membro do NIEG -Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da UFV.

Ivonete da Silva Lopes
Professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa. Jornalista, doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado pelo African & African Diasporas Studies (University of Wisconsin-Milwaukee). Líder do grupo de pesquisa Meios – Comunicação, Instituições e Interações Sociais e pesquisadora do GT Economía política de la información, la comunicación y la cultura do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso). Atualmente pesquisa políticas de comunicação e diversidade racial; mídia e racismo; comunicação, instituições e ruralidades.

PROJETO – O projeto surgiu da necessidade de debater temas relacionados ao cooperativismo de forma pública e em plataformas virtuais com intuito de retomar o contato com estudantes durante a pandemia e envolvê-los na construção de uma agenda de encontros quinzenais. A atividade  é coordenada pelas professoras do Departamento de Economia Rural (DER), Ivonete da Silva Lopes e Bianca Lima Costa, e conta com o apoio de 12 estudantes voluntários do curso de Cooperativismo. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelas páginas no Facebook e Instagram ou pelo e-mail: cooperativismoemmovimento@gmail.com.