Grupo de pesquisa coordenado por professor do Departamento de Economia Rural participa do Encontro Virtual “Construindo Redes de Pesquisa sobre Cooperativismo da Agricultura Familiar no Norte do Brasil”.

Na última quarta-feira, 21/02, o Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo para o Desenvolvimento Sustentável (CREC), em parceria com a Universidade Federal do Amapá e a Universidade Federal do Acre, realizou o Encontro Virtual “Construindo Redes de Pesquisa sobre Cooperativismo da Agricultura Familiar no Norte do Brasil”.

O encontro foi conduzido pelo professor Dr. Alair Freitas, do Departamento de Economia Rural, e foi um importante espaço para fomentar parcerias visando a consolidação de uma agenda de pesquisa diretamente relacionada ao cooperativismo na Amazônia, conectando diferentes instituições e pesquisadores(as). Além disso, foi um espaço destinado à apresentação de resultados parciais de uma de nossas pesquisas sobre o cooperativismo da agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais na região norte do Brasil.

Esta pesquisa, coordenada pelo professor Dr. Alair Freitas, faz parte do projeto aprovado pela chamada pública CNPQ/SESCOOP 11/2022, que trata da importância das cooperativas para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes na Amazônia.

O encontro contou com a participação de 97 pessoas que atuam na região, incluindo representantes do Sistema OCB, Unicafes, ministérios do governo federal e diversas instituições de ensino superior.