Graduando defende TCC sobre PodCast como ferramenta para a educação cooperativista.

“Podcast: Uma nova ferramenta para fomentar a Educação Cooperativista” é o título do trabalho de conclusão de curso de Henrique Brasileiro, defendido em 14 de maio. O TCC  teve orientação da professora Ivonete da Silva Lopes e coorientação da doutoranda em Extensão Rural, Daniela Leal. A banca de avaliação foi composta pela  professora Bianca Lima Costa e  pelo mestre em Extensão Rural, ex-aluno do curso, Guilherme Luis Rosa da Silva. Ambos consideraram o trabalho relevante e original ao trazer o PodCast como potencial para popularizar o cooperativismo e promover a educação.

Confira o resumo do trabalho:

Resumo: Este artigo se baseia no princípio cooperativista de educação, formação e informação para analisar se o podcast é uma ferramenta que promove a educação cooperativista. Estuda-se o conteúdo da primeira temporada do podcast CoopCast Brasil, composto por sete episódios, veiculado em 2019, nos principais agregadores de podcast. São identificadas e classificadas quatro categorias de educação cooperativista presente no podcast, sendo elas: a) doutrina cooperativista; b) histórico cooperativista; c) gestão cooperativa; d) divulgação cientifica. Após identificadas é feito uma análise de conteúdo, explicitando como elas são inseridas na educação cooperativista. Os resultados obtidos apontam a eficiência do podcast ao tratar o tema de maneira ampla, porém é necessário uma construção mais coletiva do conteúdo e uma linguagem menos cientifica e mais coloquial, o que pode contribuir para sua proliferação. Dessa forma o Podcast pode fomentar o saber cooperativo quando usado corretamente e ser um aliado na busca e ensino da educação cooperativista.

Palavras-chave: Cooperativismo; Educação Cooperativista; Podcast.

Defesa online do TCC. Em cima, da esquerda para a direita: A orientadora professora Ivonete da Silva Lopes; o membro da banca de avaliação Guilherme Luis Rosa da Silva; a coorientadora Daniela Leal. Embaixo: o autor do trabalho Henrique Brasileiro e a professora Bianca Lima Costa, membro da banca.