Graduanda em Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso sobre sucessão na agricultura familiar na Zona da Mata Mineira.

A estudante do curso de Cooperativismo, Tamires Santos Ramalho, apresentou o TCC “Os impasses da sucessão familiar na região da Zona da Mata Mineira: Perspectiva de estudantes rurais da Universidade Federal de Viçosa”, que teve como objetivo analisar as influências recebidas por jovens rurais universitários da Zona da Mata Mineira em seus projetos educacionais e profissionais. Observa-se a existência de fatores que contribuem para a sucessão na agricultura familiar e que é forte influência da pluriatividade, qualificação profissional, envolvimento com as cooperativas, incentivo da família, renda, oportunidades, dentre outros. Vista a importância da agricultura familiar para o sustento de muitas famílias e para o desenvolvimento local e regional, o estudo busca compreender a influência da escolaridade na escolha juvenil de seguir ou não as atividades profissionais agrícolas da família.

O trabalho foi orientado pela professora Sheila Maria Doula do Departamento de Economia Rural, com banca composta por Érica Pelúzio mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural-UFV e Isadora Moreira, doutoranda em Extensão Rural-UFV. A banca apontou que o trabalho é relevante, pois pode servir de base para futuros estudos na área e apresentaram como sugestão a criação de um banco de dados sobre a origem dos estudantes na UFV.

Apresentação on-line de Trabalho de Conclusão de Curso.