Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso sobre planejamento estratégico em empresa de cerveja artesanal.

O graduando em Cooperativismo, Saulo Botelho do Vale, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso hoje, 13 de maio. O trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a aplicação do planejamento estratégico para a CoopCheio, empresa criada por dois alunos e um ex-aluno do curso de Bacharel em Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A CoopCheio é a primeira marca de cervejas artesanais do Brasil com dedicação exclusiva para o público do cooperativismo. O objetivo do negócio é promover a história, os protagonistas e as diretrizes do cooperativismo, por meio dos seus produtos: cervejas artesanais.

O estudo buscou a aplicação do planejamento estratégico para o segmento de mercado da empresa, utilizando-se das ferramentas Matriz SWOT, Balanced Scorecard e 5W2H. Através da matriz SWOT, foram analisadas as variáveis que influenciam o ambiente interno e externo da empresa; o balanced scorecard foi utilizado para definir objetivos, metas e indicadores condizentes à realidade do negócio; e a ferramenta 5W2H foi utilizada como plano de ação para direcionamento da empresa na inserção ao mercado, além do alcance dos objetivos e conquista do público alvo.

Apresentação online de TCC. Da esquerda para direita, em cima: o orientador Pablo Murta Baião Albino; o membro da banca Mateus de Carvalho Reis Neves e o autor do trabalho, Saulo Botelho do Vale. Embaixo: o membro da banca Rafael Castilho Moreira Guedes e William Pereira Medeiros.