Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso sobre a organização do quadro social em cooperativa de crédito do leste mineiro.

O estudante do curso de Cooperativismo, Cleberson da Silva Santos, apresentou o TCC “Organização do quadro social (OQS) em cooperativas de crédito: Uma análise do quadro social da cooperativa Sicoob AC Credi”, que teve como objetivo analisar o impacto e influência da implementação da OQS na cooperativa em questão.

O trabalho foi orientado pelo professor Pablo Murta Baião Albino do Departamento de Economia Rural, com banca composta por Samilla Nunes Rezende Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural-UFV e Bianca Aparecida Lima Costa, professora do Departamento de Economia Rural-UFV.

Confira o resumo do trabalho:

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência gerada pelas ações de âmbito da Organização do Quadro Social (OQS) em cooperativas de crédito, a partir da análise do Sicoob AC Credi, verificando a participação dos associados nos processos de governança. A metodologia utilizada foi a análise de documentos que podem conter textos e dados quantitativos da cooperativa. Ademais, a pesquisa bibliográfica foi utilizada para o embasamento teórico do assunto. Como resultado, fica evidente que a criação de um setor próprio para cuidar da OQS e o reconhecimento de sua importância pelo Conselho de Administração são ações que facilitam e incentivam a participação dos cooperados. É possível concluir que a OQS é algo além da implementação de núcleos, mas sim a construção de um espaço de ampliação da democracia, um dos princípios do cooperativismo.

Palavras-chave: Organização do Quadro Social, Educação Cooperativista, Governança Cooperativa, Gestão Democrática