Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Os conflitos nas organizações cooperativas: uma revisão narrativa da literatura”.

A estudante de Cooperativismo, Janaína Lessa Silveira, defendeu, no dia 02 de agosto de 2022, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Os conflitos nas organizações cooperativas: uma revisão narrativa da literatura”.

A banca contou com a participação da orientadora do trabalho, Karla Maria Damiano Teixeira, professora no Departamento de Economia Doméstica (DED/UFV), Bianca A. Lima Costa, professora no Departamento de Economia Rural (DER/UFV), e Lilian Perdigão Caixeta Reis, professora no Departamento de Economia Doméstica (DED/UFV).

Resumo do Trabalho:
O presente trabalho objetivou realizar uma revisão narrativa sobre os conflitos nas organizações cooperativas no período de 2015 a 2022 e, assim, verificar os estudos existentes acerca da ocorrência de conflitos nas respectivas organizações e a aplicação das técnicas autocompositivas de mediação para a solução de conflitos nas mesmas. Ao levar em consideração que em todas as relações humanas é possível identificar, em algum momento, o saber lidar com as situações conflituosas, o fato dessas organizações serem democraticamente geridas faz com que a constituição e desenvolvimento das mesmas necessite de maiores incentivos à conquista da colaboração e alinhamento dos interesses e necessidades de seus membros em prol do alcance de benefícios mútuos. Nesse sentido, serão conceituados aspectos da mediação como um método eficaz para a solução de conflitos. Para isso, foram estudados, artigos, livros, revistas científicas com ênfase no Manual de Mediação Judicial publicado no ano de 2016 em sua 6º edição elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça, cujo conteúdo foi essencial para a elaboração do respectivo trabalho. As fontes de busca de pesquisa foram o Google Acadêmico, Portal de Periódicos Capes, SciELO, e, para a realização de uma análise e escolha mais detalhada dos conteúdos, optou-se pela base de dados Scopus. A partir das análises, foi realizada uma revisão narrativa, executada em nove fases que se estendem da elaboração da pergunta de pesquisa aos resultados obtidos com a investigação. Os objetivos específicos foram: analisar os principais assuntos investigados nas pesquisas que dizem respeito aos conflitos presentes nas organizações cooperativas; analisar as contribuições das pesquisas para a temática; e, identificar as lacunas existentes na literatura sobre a temática. não foram identificados trabalhos referentes à ocorrência de conflitos em cooperativas. As técnicas de mediação e conciliação abrangem métodos eficazes na solução dos mais diferenciados tipos de conflitos, mas a publicação de trabalhos científicos a respeito ainda é muito limitada. Esse é um indicativo de que, embora os conflitos possam ser recorrentes nas cooperativas no país, há a necessidade de se realizar estudos sobre a temática para se entender as causas dos conflitos, suas consequências e, principalmente, como a conciliação e mediação podem reduzir a ocorrência e minimizar os riscos. Dentre as limitações para a realização da pesquisa destaca-se o curto intervalo destinado à realização do estudo e pelo fato que foram estudadas apenas uma base de dados. Entretanto, as abordagens manifestas na presente pesquisa e o estudo da temática abrem oportunidades para a realização de novos estudos e publicações a respeito do tema e conta com uma gama de conteúdos bem relevantes na área.
DER - Defesa de TCC (27)