Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “O Cooperativismo sob a perspectiva do MST: Algumas reflexões sobre notícias veiculadas no site do movimento entre os anos de 2018 a 2020”.

A estudante de Cooperativismo, Ana Carolina Jerônimo Dias, defendeu, no dia 18 de outubro de 2021, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “O Cooperativismo sob a perspectiva do MST: Algumas reflexões sobre notícias veiculadas no site do movimento entre os anos de 2018 a 2020”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Marcelo Leles Romarco de Oliveira, professor no Departamento de Economia Rural, da coorientadora, Sara Fialho, Mestranda no PPGER UFV, Angelina Moreira Melo, Doutorando no PPGER UFV, e Renato de Carvalho Lopes, Mestrando do PPGER UFV.

Resumo do Trabalho:

Esse artigo foi elaborado com o intuito de verificar parte da percepção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) sobre o Cooperativismo, buscando compreender o papel e a importância do Cooperativismo enquanto elemento de organização social no âmbito dos assentamos da Reforma Agrária. Para viabilizar os resultados deste trabalho, empreendeu-se uma revisão bibliográfica, pautada em uma análise de conteúdo das matérias veiculadas no site do MST de 2018 a 2020, as quais tinham por tema o cooperativismo. Dessa forma, procedeu-se à uma breve apresentação do MST, da Reforma Agrária no Brasil, do Cooperativismo e da dinâmica dos assentamentos rurais para que, assim, fosse possível atingir o objetivo, bem como se essa relação construída a partir do cooperativismo seria relevante no fortalecimento do movimento. Dito isso, foi possível refletir de que modo o Cooperativismo pode contribuir como um processo organizativo trazendo novas possibilidades para famílias assentadas da Reforma Agrária.

*Título alterado por sugestão da banca, após a defesa da estudante. De “O Cooperativismo sob a perspectiva do MST: Uma análise das notícias veiculadas no site do movimento entre os anos de 2018 à 2020” para “O Cooperativismo sob a perspectiva do MST: Algumas reflexões sobre notícias veiculadas no site do movimento entre os anos de 2018 a 2020”.