Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE METODOLOGIAS PARA MENSURAÇÃO DE EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS NO BRASIL”.

O estudante de Cooperativismo Estêvão Rodrigues de Oliveira defendeu, no dia 29 de Outubro de 2021, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE METODOLOGIAS PARA MENSURAÇÃO DE EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE EM COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS NO BRASIL”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Mateus de Carvalho Reis Neves, professor no Departamento de Economia Rural, Mateus Pereira Lavorato, Professor no Departamento de Economia, e Loredany Consule Crespo Rodrigues, Doutoranda no PPGEA UFV.

Resumo do Trabalho:

O objetivo do trabalho foi listar quais são as metodologias mais utilizadas por artigos e publicações da área produção e produtividade em cooperativas agropecuárias no Brasil. Os resultados obtidos expõem uma realidade complexa para as instituições que precisam de informações, visto que revelam uma pobreza de estudos científicos nessa área no Brasil. Não de qualidade, mas principalmente de quantidade. Foram encontrados um total de 16 trabalhos para fazer esse estudo, e de fato, devido a esse número baixo foi possível fazer um trabalho mais profundo nos artigos, lendo seus resumos, metodologias, e separando as referências usadas. Reconhecem-se, justamente, por essa quantidade reduzida, que este trabalho não esgota todo o estudo que pode ser feito acerca da literatura em cooperativas, uma vez que se limitou às de natureza agropecuária e aos filtros aplicados na pesquisa.