Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Fatores de Insucesso da Organização Cooperativa: Um estudo de caso da CoopAuto”.

O estudante de Cooperativismo, Darlei Carlos Lopes Aniceto, defendeu, no dia 23 de março de 2022, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Fatores de Insucesso da Organização Cooperativa: Um estudo de caso da CoopAuto”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Bricio dos Santos Reis, professor no Departamento de Economia Rural, Mateus de Carvalho Reis Neves, professor no Departamento de Economia Rural, e Pablo Murta Baião Albino, professor no Departamento de Economia Rural.

Resumo do Trabalho:

O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os fatores que levaram a inatividade da CoopAuto durante os anos de 2016 a 2021. Para alcance deste objetivo foi realizada pesquisa qualitativa explicativa a fim de identificar os problemas enfrentados pela organização, através de uma análise documental da cooperativa, também foi aplicado um questionário destinado aos associados da cooperativa a fim de compreender a perspectiva do associado em relação a sua organização. Com base nas análises realizadas, constatou-se que foram inúmeros motivos que levaram a CoopAuto a inatividade, sendo os mais críticos a inexperiência da gestão, falta de participação dos associados, falta de educação cooperativista.