Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA FRANQUIA DO RAMO ALIMENTÍCIO EM OURO PRETO- MG”.

O estudante de Cooperativismo Thainan Carlos Francisco Carvalho defendeu, no dia 29 de Outubro de 2021, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA FRANQUIA DO RAMO ALIMENTÍCIO EM OURO PRETO- MG”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Mateus de Carvalho Reis Neves, professor no Departamento de Economia Rural, Pablo Murta Baião Albino, Professor no Departamento de Economia Rural, e Almiro Alves Junior, Doutorando do PPGER UFV.

Resumo do Trabalho:

O Diagnóstico Organizacional tem papel fundamental na identificação de problemas e no melhoramento dos processos, internos e externos, das organizações, uma vez que, a partir de sua aplicação, é possível traçar plano de ação para corrigir, implantar ou melhorar algum processo da empresa. Além disso, as franquias surgiram como modelos atrativos para os novos investidores e empreendedores que, além de ter seu próprio negócio, buscavam uma facilidade maior para gerar resultados e baixo risco no intuito de que seu empreendimento fosse um sucesso. No entanto, mesmo com toda padronização de uma franquia, problemas e falhas podem acontecer, por isso, o empreendedor que possui uma franquia, assim como aquele que possui um empreendimento inovador, deve se preocupar sempre com a saúde de sua organização. Nesse sentido, o diagnóstico organizacional aplicado na franquia do ramo alimentício de Ouro Preto-MG analisou toda a estrutura organizacional da empresa. Ainda, esse diagnóstico foi separado em oito setores, que são: Finanças; Gestão de Pessoas; Marketing e Vendas; Operações; Planejamento e Gestão; Produtos e Serviços; Tecnologia e Informação; Ambiente e Segurança. Então, entre os resultados, constatou-se os problemas relacionados à governança corporativa, às Regras para os colaboradores, prospecção de clientes, à delegação de funções, à sobrecarga de trabalho e à mensuração de produtos.