Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Análise de Indicadores de Governança Corporativa Medindo Padrões e a Atuação do Conselho de Administração”.

O estudante de Cooperativismo, Michel Assef Jorge Ferreira, defendeu, no dia 22 de março de 2022, o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Análise de Indicadores de Governança Corporativa Medindo Padrões e a Atuação do Conselho de Administração”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Pablo Murta Baião Albino, professor no Departamento de Economia Rural, Bianca Aparecida Lima Costa, professora no Departamento de Economia Rural, e Samilla Nunes Rezende Rodrigues, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, do Departamento de Economia Rural.

O presente artigo teve como objetivo a identificação da existência de padrões e práticas de governança corporativa dentre um grupo de cooperativas do Rio de Janeiro, mediante indicadores do envolvimento do conselho de administração e as boas práticas de governança. Para o desenvolvimento do trabalho foram enviados questionários para todas as cooperativas cujos representantes participam do Programa de Formação de Gestores em Cooperativas – PFGC, uma parceria entre a EXECOOP e o SESCOOP-RJ, realizado durante os anos de 2020 e 2021. O estudo delineou-se por meio de uma abordagem analítica e descritiva, incluindo pesquisa documental e coleta quali-quantitativa de dados. Através das análises realizadas, os dados obtidos corroboram com a avaliação de que a governança cooperativa é um fenômeno multifatorial que engloba toda a organização, através de todos os cargos e responsabilidades exercidas, sendo necessário análises individuais através de diferentes variáveis para que assim, obtenha-se uma visão geral da organização.