Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “ANÁLISE DE CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO EM MARKETING NO MÊS DO ORGULHO LGBTQIA+ POR INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONTEMPORÂNEAS”.

O estudante de Cooperativismo, Vítor Hugo Martins Pereira, defendeu, no dia 02 de agosto de 2022, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “ANÁLISE DE CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO EM MARKETING NO MÊS DO ORGULHO LGBTQIA+ POR INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONTEMPORÂNEAS”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Layon Carlos Cezar, professor no Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV), Diego Costa Mendes, professor no Departamento Departamento de Administração e Contabilidade (DAD/UFV), e Carlos Augusto Alves de Sousa Junior, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPGAdm/UFV).

Resumo do Trabalho:
O objetivo deste estudo é analisar em que medida as ações comunicacionais sobre o mês do Orgulho LGBTQIA+ exploram a comunicação para além do seu caráter institucional. Para isso, é feita uma interface com o campo da Comunicação, na qual utilizamos para compreender as esferas digitais como o Twitter. Sob esta perspectiva, em propostas de comunicação de marketing empresariais, tentamos observar como e se os interesses próprios das instituições tensionados por lutas sociais e subjetivações políticas, nos apresentam pistas sobre a utilização de estratégias de marketing e como estes indícios aparecem como campo da comunicação. A metodologia utilizada foi o paradigma indiciário, proposto por José Luiz Braga, base para analisar sobre os processos de circulação das campanhas de marketing e publicidade nas plataformas digitais, que ajudaram a sistematizar o corpus formado por um conjunto de reações a ações de Marketing no mês do Orgulho LGBTQIA+ promovidas pelo Itaú, Nubank e Sicoob Nacional, que ocupam respectivamente a primeira colocação dentre os maiores bancos tradicionais, bancos digitais e das cooperativas de crédito. Este trabalho, não tem como resultado realizar propostas de ferramentas para ações de comunicação institucionais no Twitter, mas sim a de propor sobre uma reflexão de como estas campanhas têm sido feitas e quais são as questões sociais e comerciais que aparecem. Desta forma, visamos contribuir com um outro olhar sobre os próprios processos de produção e circulação de campanhas de marketing em contextos de redes sociais, ajudando a observar este fenômeno com mais complexidade, levantando os possíveis parâmetros para análise e atualização de como estas campanhas utilizam a comunicação como ponto de partida para a sua relação com o público.
DER - Defesa de TCC (28)