Estudante do curso de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COOPERADOS EM RELAÇÃO AO CONSELHO ADMINISTRATIVO: UM ESTUDO DE CASO DO SICOOB UFVCREDI”.

A estudante de Cooperativismo, Stella Avilar de Freitas Souza, defendeu, no dia 05 de agosto de 2022, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COOPERADOS EM RELAÇÃO AO CONSELHO ADMINISTRATIVO: UM ESTUDO DE CASO DO SICOOB UFVCREDI”.

A banca contou com a participação do orientador do trabalho, Pablo Murta Baião Albino, professor no Departamento de Economia Rural (DER/UFV), Brício dos Santos Reis, professor no Departamento de Economia Rural (DER/UFV), e Samilla Nunes Rezende Rodrigues, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, do Departamento de Economia Rural (PPGER/UFV).

Resumo do Trabalho:
O conselho administrativo de uma cooperativa exerce papel fundamental em sua organização, estratégia e definição de objetivos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a percepção dos cooperados do SICOOB UFVCREDI em relação ao conselho administrativo. Já os objetivos específicos consistem em analisar a relação existente entre os cooperados e o conselho administrativo, de modo a pontuar a existência de participação e compreensão entre as partes, além de verificar o nível de confiabilidade e a satisfação dos cooperados, com base nas notas atribuídas no questionário aplicado. Para isso, a metodologia utilizada baseou-se em um estudo de caso do SICOOB UFVCREDI, com uma abordagem quali-quantitativa. A coleta dos dados foi por meio da observação direta extensiva, em que aplicou-se um questionário, elaborado pela própria estudante, sobre o conselho de administração (dados primários) aos cooperados. O questionário foi impresso e preenchido pessoalmente pelos cooperados, além dos dados demográficos, nesse questionário, foram elaboradas sete questões objetivas, que corroboram com o objetivo da pesquisa. A partir da análise desses dados, observou-se que o estudo foi primordial para conhecer a percepção dos cooperados do SICOOB UFVCREDI em relação ao conselho administrativo, isso porque visualiza-se que ainda faltam medidas que integrem o cooperado e o conselho, bem como que se incentive conhecer mais sobre as funções do conselho de administração, apesar da confiança que os cooperados tem com seus representantes.
DER - Defesa de TCC (26)