Estudante de Cooperativismo apresenta Trabalho de Conclusão de Curso sobre a correlação entre o debate acadêmico e o cotidiano do cooperativismo.

O estudante de Cooperativismo Murilo Sena Baiero defendeu, no último dia 14 de maio de 2021, o TCC intitulado “Os compassos e descompassos entre o debate acadêmico e as demandas cotidianas dos atores sociais que influenciam e são influenciados pelo cooperativismo”. Acredita-se que por meio deste trabalho é possível encontrar proximidades e distanciamentos entre o cotidiano de atores que lidam com o Cooperativismo e a agenda da produção acadêmica desse tema.

A banca contou com a professora do Departamento de Economia Rural, Professora Nathália Cosmo, orientadora do trabalho, o professor Pablo Murta Baião Albino também do Departamento de Economia Rural e a Professora Poliana Oliveira, doutora em Extensão Rural. A banca apontou que o trabalho é relevante, pois pode servir de base para futuros estudos na área e apresentaram sugestões de melhorias.

Resumo do trabalho:
Com o intuito de discutir sobre as temáticas emergentes e estabelecidas na agenda do cooperativismo brasileiro, este artigo parte dos resultados parciais das entrevistas da pesquisa “Construção participativa de propostas de atualização do marco regulatório cooperativista”2. O objetivo fundamental consiste em observar as principais categorias levantadas a partir do referido projeto de pesquisa diante das principais linhas temáticas destacadas na comunidade científica. O percurso metodológico foi organizado em duas fases: a primeira consistiu na identificação de quatro categorias analíticas mais frequentes nas entrevistas no marco do referido projeto e a segunda em analisar o corpus produções científicas publicadas no período 2018-2020 no Portal de Periódicos e no Banco de Teses da CAPES. Os resultados obtidos indicam que ‘governança’ foi o tema mais debatido entre as produções acadêmicas e o tema ‘tributação’ mais presente nos discursos dos entrevistados, seguido da temática de governança. Entretanto a temática da tributação se encontra escassamente abordada na agenda de pesquisa no Brasil. Dessa forma, em termos de proximidades entre a agenda da comunidade científica e os eixos temáticos na pauta de propostas de atualização do marco regulatório, notamos que a governança se consolida como um tema estabelecido ao longo dos anos na agenda de pesquisa mostrando que são desenvolvidas capacidades e um saber fazer relacionado a essa temática. Por outro lado, o cenário do cooperativismo em relação ao tema da tributação ainda carece de maior aporte analítico por parte dos pesquisadores. Assim, estes hiatos podem se transformar em fontes de aprendizagem para que seja constituída uma pauta comum para promover mudanças na realidade das cooperativas.

Palavras-chave: Cooperativismo; direito cooperativo; comunidade científica.

Apresentação on-line de TCC. Na primeira linha, da esquerda para a direita: o autor do trabalho Murilo Sena Baiero; o Professor Pablo Murta Baião Albino e a Professora Poliana Oliveira, membros da banca. No canto superior direito, a orientadora Professora Nathália Cosmo.