Conheça um pouco mais sobre a disciplina Extensão Rural (ERU-451) na promoção da interação entre estudantes e agricultores familiares. Confira também o calendário das próximas Demonstrações Técnicas.

Ao longo do mês de junho estão ocorrendo em diversas comunidades rurais do município de Viçosa e região, atividades práticas da disciplina ERU-451 (Extensão Rural). Os estudantes são estimulados a desenvolverem ações práticas em resposta a demandas de agricultores familiares apresentadas no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), como parte do conteúdo programático da disciplina.

No início do semestre os conselheiros expuseram aos estudantes suas demandas de aprimoramento ou resolução de problemas que afetam seus sistemas de produção e comercialização. Estas demandas foram acolhidas por grupos de estudantes que, sob orientação dos professores Nathália Thais Cosmo da Silva e Marcelo Miná Dias, conduziram, com os agricultores, um diagnóstico das propriedades e elaboram uma atividade de Demonstração Técnica.

A Demonstração Técnica consiste em uma interação dos estudantes com os agricultores mediada pelo tema de interesse imediato destes. Seu objetivo é promover um aprendizado significativo, tanto para os agricultores como para os estudantes. Sob orientação dos professores da disciplina, os estudantes buscam colocar em prática a concepção dialógica da extensão rural. Nesta concepção não há respostas prontas aos problemas vivenciados pelos agricultores, e sim a necessidade de facilitação de processos de diálogo e aprendizado, configurando uma troca de saberes que orienta a identificação de alternativas viáveis para promoção de mudanças nos sistemas socioprodutivos.

Neste semestre ganharam destaque temas como controle alternativo de pragas e doenças, sanidade animal, poda em frutíferas, cultivo comercial de banana, adubação orgânica, sistemas agroflorestais e associativismo. Estes temas, de acordo com a Emater-MG, parceira da iniciativa, são muito presentes na dinâmica local da agricultura familiar, que responde, em Viçosa, por 40% da produção agropecuária do município, de acordo com o IBGE.

Para os estudantes, as Demonstrações Técnicas representam a oportunidade de interação com agricultores familiares e a prática de habilidades profissionais apreendidas na disciplina. As atividades demandam diagnóstico, avaliação de alternativas adaptadas às condições dos agricultores e negociação em torno de sua implementação. A apresentação das demonstrações requer das estudantes habilidades técnicas para a comunicação e o ensino, de modo a possibilitar a contextualização dos conhecimentos científicos a partir do diálogo com os saberes dos agricultores. Vários projetos surgiram a partir das Demonstrações Técnicas, incentivando a inovação sociotécnica no âmbito da agricultura familiar.

As atividades deste semestre abrangem comunidades rurais em Viçosa, Teixeiras e Paula Cândido, envolvendo aproximadamente 30 agricultores. As atividades estão ocorrendo de acordo com o seguinte calendário:

Produção de conserva de pimenta

Comunidade Nova Viçosa

Tratos culturais da banana

UEPE (Fruticultura Fundão)

Produção de mel e própolis

Comunidade Córrego do Engenho

Poda em árvores frutíferas

UEPE (Fruticultura Campus)

Cultivo comercial de banana

Zona Rural Teixeiras

Manejo da sanidade para controle de mastite