Artigo coproduzido por estudante do Curso de Cooperativismo é publicado na revista Crop Protection

O artigo “First report of feeding injury of Proba fraudulenta Stal ̈ (Hemiptera: Miridae) to Cynara cardunculus (L.) Fiori (Asterales: Asteraceae) in Brazil” coproduzido pelo estudante do curso de Cooperativismo, Luciano Santana Fiuza Ferreira, foi publicado na revista Crop Protection.

O estudante aponta que a união entre a Entomologia e o Cooperativismo, apesar de ser um tema pouco discutido, é relevante para assuntos relacionadas à agricultura e a produção de alimentos, já que os conhecimentos sobre os insetos, suas características, comportamentos e impactos no meio ambiente e nas atividades humanas, podem auxiliar no manejo e controle de pragas que afetam as plantações e os produtos armazenados, evitando assim, prejuízos significativos a essas organizações.

O estudante ainda ressalta que nem todos os insetos são pragas, sendo muitos deles benéficos e contributivos para as atividades agrícolas, atuando como polinizadores e predadores naturais de pragas, gerando dessa maneira uma promoção do equilíbrio dos ecossistemas. Assim, ao reconhecer e promover essas espécies benéficas, as cooperativas podem trabalhar com estas questões para melhorar a eficiência dos cultivos e reduzir custos com defensivos no controle das pragas. Portanto, a promoção da educação e da conscientização da importância da entomologia nas cooperativas, poderá contribuir para a preservação dos ecossistemas, para a alavancagem da saúde financeira e para a difusão de práticas mais sustentáveis.