1º Simpósio Brasileiro – Agricultura Familiar 4.0

1º Simpósio Brasileiro

Agricultura Familiar 4.0

AGRICULTURA FAMILIAR, INCLUSÃO DIGITAL e DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

27 e 28 de novembro de 2018 | Palácio Teresa Cristina (Teresópolis-RJ)

.

Objetivo Geral

Ampliar o debate em torno da necessária adaptação da agricultura familiar às inovações tecnológicas como ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável e inclusivo, agregação de valor e inclusão digital.

Objetivos Específicos

Discutir conceitos, efeitos, efetividade e adaptação em torno do tripé agricultura familiar – inclusão digital – desenvolvimento sustentável.

Demonstrar a importância de estimular a utilização das TICs no meio rural familiar.

Fazer das TICs uma ferramenta estratégica de desenvolvimento rural sustentável e de agregação de valor à produção.

Neste evento existe a possibilidade de submissão de trabalhos.

Os textos aprovados serão publicados no formato de Anais de Congresso. Os melhores trabalhos serão encaminhados para possível publicação no periódico científico RECoDAF – Revista Eletrônica Compentências Digitais para Agricultura Familiar.
.
O evento será realizado pelo:

O PORTAL PROSA é uma plataforma de apoio à agricultura familiar do Rio de Janeiro e foi desenvolvido por meio de um contrato entre o Instituto Brasil e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) do Estado do Rio de Janeiro no âmbito do Programa Rio Rural (www.microbacias.rj.gov.br).  Os projetos têm como referência geográfica a microbacia na qual o empreendimento ou projeto estão inseridos e servirão de base para os trabalhos de captação de apoio são aqueles definidos pelos Conselhos Gestores das microbacias (COGEMs). Os focos estratégicos são a família rural, a inclusão social, a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. A busca por parcerias estratégicas entre a atividade agrícola familiar e o setor privado assume importância cada vez maior. Neste cenário, o Portal PROSA surge para ser um indutor do desenvolvimento rural sustentável buscando fomentar projetos agrícolas familiares associativos e cooperativos e ênfase nas cadeias produtivas por meio de uma gestão de relacionamento com a iniciativa privada.